hover animation preload hover animation preload hover animation preload hover animation preload

Páginas

Marca das Olimpíadas Rio 2016

Escolhida por unanimidade por uma comissão de 12 membros, a marca escolhida para representar os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro foi criada pela agência Tátil, que venceu outras sete finalistas. O processo de seleção reuniu 138 escritórios brasileiros de design e branding. O briefing para a marca dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016 era extenso: energia contagiante, diversidade harmônica, natureza exuberante e espírito olímpico.

Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro, a marca escolhida tem estética "inovadora e criativa" e classificou o desenho como leve, que dá espaço à imaginação, com a visualização do sol, da praia e da montanha, que compõem o cenário carioca, além de representar pessoas de mãos dadas num formato que lembra o Pão de Açúcar e traduz com inspiração o espírito olímpico e seus atletas, sentimentos e aspirações, tornando uma marca essencialmente humana.



Elianne Jobim e Rodolfo Capeto, ambos designers e professores ESDI da Uerj, afirmam que o trabalho realizado traz aspectos que o situam numa linhagem do design atual: o encantamento das curvas, a ilusão de tridimensionalidade e gradações abstratas de cor. Uma marca tem o poder de concentrar simbolicamente o evento, além de todo o conjunto de elementos que demonstrará a consistência da opção pelo design: dos equipamentos aos pictogramas, da sinalização aos mapas.



Rio 2016 from Tátil Design de Ideias on Vimeo.






O processo de criação 

 A agência Tátil reuniu uma equipe multidisciplinar no Rio e em São Paulo com mais de 40 pessoas participando do processo, entre estrategistas, designers e redatores. Após investigarem o universo da marca e suas edições anteriores, outras competições e eventos internacionais, fizeram brainstormings para descobrir sua essência, seu propósito e como criar expressões e experiências relevantes.





Segue a defesa da marca, pela própria agência Tátil:

A atmosfera da nossa paisagem se reflete na marca e na sua paleta de cores. O amarelo é feito do sol e da nossa essência calorosa, viva, alegre. O azul tem a fluidez da água que nos cerca e do nosso jeito descontraído de levar a vida. O verde traz nossas florestas e a nossa esperança, a visão sempre positiva e otimista que nos permite ir mais longe.

Juntos, diferentes países, atletas e povos se abraçam num movimento individual e coletivo que, num segundo olhar, revela um dos nossos cartões postais. Um Pão de Açúcar vibrante, que balança num gingado feito de alegria, união, celebração e amizade.

Essa forma sai do papel e ganha uma perspectiva tridimensional, com volumes, recortes. Relevos que desenham na nossa imaginação a topografia da cidade. Uma marca–escultura, infinita, que ganha texturas, vira forma, objeto. Uma marca lúdica, feita para ser experimentada.

O logotipo expressivo, gestual, com as letras interligadas de forma fluida, reforça o desejo de união e a essência humana e acolhedora da marca, traduzindo a simpatia carioca. O desenho tipográfico exclusivo combina excelência e leveza, inspiração e atenção aos detalhes de modo único e proprietário.

Inspirada pela natureza do Rio, dos atletas e das pessoas, a marca Rio 2016 dos Jogos Olímpicos convoca à união, acende a vontade e o desejo de fazer juntos, de compartilhar saberes e talentos, de somar nossas forças e nossas aspirações para viver, realizar e transformar o presente e o futuro a partir de uma visão sustentável.

É uma marca que transborda união, transformação, paixão e energia. É uma grande rede coletiva em movimento, um convite e uma inspiração para o Rio e para o mundo.


8 Comentários:

Adriano Ferreira Miranda disse...

Olha só!Ficou bem legal o logo das olimpíadas.
Ao contrario do logo da copa de 2014 esse das olimpíadas me agradou bastante!

Eric Fiori disse...

Concordo Adriano!
E diferentemente da África, o pessoal da Tátil divulgou o processo de criação, deixando as coisas bem mais claras..

Andressa Serena disse...

Eu adorei! Confesso que ainda não tinha visto a marca, mas agora eu vi até o vídeo de criação! Hahaha! Achei que ficou muito bonito, criativo e com uma visão bem ampla mas ao mesmo tempo muito... Clara, sabe?
O vídeo e as fotos me deram vontade de brincar com lápis de cor aquarelável, hahaha! Ai que gostoso!

Nathalie disse...

Adorei a defesa da marca!
A defesa traduziu tão bem os conceitos do briefing quanto a marca.

Emílio Hentschel disse...

É, achei mais legal que a da Copa, mas não sei se gosto muito não...

Peterson Sitônio disse...

Sem dúvidas que ficou bem melhor do que a da Copa de 2014...

Nobru disse...

as duas pessoas, azul e verde, me lembra muito a forma do Cristo Redentor. Sei lá...

Achei demais a marca! Parabéns!

Simone da Silva disse...

Eu gostei muito, eles uniram as características mais conhecidas do Rio com a alegria e energia do povo brasileiro e o resultado ficou muito bom! Como a Andressa disse, está clara e prazerosa de ser vista.

A transparência da Tátil também foi muito bacana, por que as pessoas tem curiosidade em saber os processos.

Postar um comentário

Para comentar, não precisa estar logado com a conta Google...
É só ir em "Comentar como:" e selecionar "Nome/URL"!
;D