hover animation preload hover animation preload hover animation preload hover animation preload

Páginas

Brasília 50 Anos - Arquitetura inovadora

Há exatos 50 anos, JK realizava a construção de Brasília, que possui uma estrutura e arquitetura moderna, consideradas verdadeiras obras de arte.

Inicialmente foi realizado um concurso, para que o “Plano Piloto”, projeto apresentado por Lúcio Costa, fosse escolhido dentre diversos projetos arquitetônicos ambiciosos e com ideias inovadoras.
Lúcio Costa foi um pioneiro da arquitetura modernista no Brasil, ficou conhecido mundialmente por esse projeto.

Rascunho de uma parte do projeto de Lúcio Costa.



Junto com ele, o renomado arquiteto Oscar Niemeyer projetou muitos dos edifícios públicos da Capital Federal .

Esboço do Memorial JK (Oscar Niemeyer) e a obra atualmente.
Esboço da Catedral Metropolitana (Oscar Niemeyer) e a obra atualmente.
Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente, desenhado e projetado por Oscar Niemeyer.
Edifício do Congresso Nacional.
Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein. (Oscar Niemeyer)

Brasília também contou com o trabalho do artista Athos Bulcão, um renomado pintor, escultor, arquiteto, desenhista e mosaicista brasileiro. Vindo do Rio de Janeiro, o artista chegou em 1958 com a equipe de Niemeyer.
A obra de Athos Bulcão encontra-se ao alcance de todos os cidadãos nos trajetos cotidianos: do Palácio do Planalto ao Mercado das Flores seus painéis e murais embelezam cada parte da capital.

Azulejos da Igreja Nossa Senhora de Fátima, a Igrejinha, por Athos  Bulcão.

Artista eu era. Pioneiro eu fiz-me. Devo a Brasília esse sofrido privilégio. Realmente um privilégio: ser pioneiro. Dureza que gera espírito. Um prêmio moral.  (Athos Bulcão)

E amanhã, mais um post sobre os 50 anos de Brasília, falando sobre as influências da arquitetura no design de produtos, não percam! :)

1 Comentário:

Anônimo disse...

Puxa! Obrigada você me ajudou bastante em meu trabalho,você foi a primeira pagina que cliquei e adorei!está explicada muito bem!
MUITO,MUITO OBRIGADA!

Postar um comentário

Para comentar, não precisa estar logado com a conta Google...
É só ir em "Comentar como:" e selecionar "Nome/URL"!
;D