hover animation preload hover animation preload hover animation preload hover animation preload

Páginas

Mostra na Pinacoteca sobre Andy Warhol

(Clique para ampliar) Marilyn turquesa
  A mostra "Andy Warhol, Mr. America" foi aberta nesse sábado (20/03), na Estação Pinacoteca e conta com cerca de 170 obras do artista, que é um dos maiores nomes do movimento Pop Art, entre elas pinturas, gravuras, fotos e filmes. Algumas de suas obras mais famosas também estão presentes, como os retratos de Marilyn Monroe, Jacqueline Kennedy e Mao-Tsé Tung.
  

Obviamente, estão nas obras, como nas gravuras de Marilyn Monroe e nas das latas de sopa Campbell's, os elementos que marcam a chamada arte pop, ou seja, o uso de elementos do mundo das celebridades e da publicidade - nessas imagens, Warhol sempre se apropriou de fotos de jornal.

(Clique para ampliar) AFP - Terra
  Se Warhol não usava ironias em seus títulos, elas estão presentes, contudo, em suas próprias construções. É como se Warhol apontasse para o poder ambivalente da imagem que se torna impressa, afinal ela não é capaz de revelar tudo. Nesse sentido, o custo da fama revela-se perverso e sem glamour. Mesmo assim, ao colorir tais imagens, ele apela para a sedução, uma das razões que o tornou a ser tão reconhecido popularmente.

  Assim, quem observa apenas as cores fortes e as imagens sedutoras, fica apenas na superfície da obra de Warhol, mas quem quiser se aprofundar de fato nessas imagens, vai descortinar um mundo não colorido e tampouco atrativo, o que afinal é o retrato da América.  (Fabio Cypriano - Folha de S.Paulo)

(Clique para ampliar) AFP - Terra
ANDY WARHOL, MR. AMERICA
Quando: abertura, sábado, às 11h; de ter. a dom., das 10h às 18h
Onde: Estação Pinacoteca (Lgo. General Osório, 66, Centro, SP, Tel.: 011 3335-4990); até 23/05
Quanto: R$ 3 a R$ 6 (sábado, grátis)

PS.: Gostaram do novo layout do blog?

4 Comentários:

Anônimo disse...

Aii, td de bom essa expo!! (mas acho q abriu de 19!) de qlq forma, o artigo eh interessante, apesar de eu discordar do autor no que tange à profundidade das obras em questão.
Warhol foi extremamente claro sobre o que amava e cultivava: Um mundo de alienados que visam às mesmas coisas, ou seja, dinheiro, fama e poder. Essa é a razão de sua arte ser POP.
Na exposição é enfatizado tal pensamento pelas próprias palavras do artista nas descrições das obras. Vide Campbel soup ou a imagem de coca cola p ele!
bjuus

Eric Fiori disse...

Ae! Que bom que curtiu!

Então, foi dia 20 mesmo...
Olha, não conheço tanto a Pop art, mas acredito que os artistas e o próprio Warhol se inspiraram nessa cultura, e ai criticaram ironicamente o modo de vida materialista e consumista...Mas também com o objetivo de diminuir a distância entre a arte "clássica" e a popular, de forma que todos entendessem...

Mas assim que puder tambem vou visitar a exposição e ai conversamos mais! ;D

Anônimo disse...

Eu adorei o layout muito legal !
E eu com certeza vou na exposição !

Eric Fiori disse...

No último dia 28/03 fui visitar a exposição com meu amigo Emílio e achei o máximo!
Mudei totalmente o conceito que tinha sobre o Andy e passei a admirá-lo muito mais! O cara não era só bom com seus "quadros" mas também com as palavras!
E Marjory, eu também discordei do autor em alguns pontos.. Mas só visitando para entender!

Postar um comentário

Para comentar, não precisa estar logado com a conta Google...
É só ir em "Comentar como:" e selecionar "Nome/URL"!
;D